logo AzMina
8 de março de 2024

Instituto AzMina arrecada recursos para conectar mulheres no enfrentamento à violência

As seis mulheres homenageadas n’AzMina têm suas trajetórias narradas em postais de tiragem limitada

Nós fazemos parte do Trust Project

O Instituto AzMina destaca, neste mês de março, a coragem de mulheres que lutam contra a violência doméstica. Diante desse problema que persiste ainda hoje, é essencial reconhecer e homenagear aquelas que se levantam contra essa injustiça. As ilustrações exclusivas apresentam não apenas suas histórias, mas também inspiram solidariedade e apoio mútuo na busca por um mundo onde todas as mulheres possam viver livres de violência e medo.

As seis mulheres homenageadas – Neurice Torres, Panmela Castro, Carol Santos, Carmen Silva, Maria da Penha e Marizete Pires – têm suas trajetórias narradas em postais de tiragem limitada, disponíveis apenas durante este mês de março. As artes foram feitas por artistas convidadas. São elas: Amora, DAPENHA, Lana Potiguara, Juliana Gomes, Nazura e Thais Iroko.

Os postais fazem parte da campanha “Conexões que curam, mulheres que se salvam” que promove rodas de Vivências e Acolhimento em três cidades do Brasil, oferecendo suporte a mulheres que tenham vivenciado, ou não, situações de violência doméstica. Esses encontros serão realizados em espaços comunitários. E por isso, a campanha quer arrecadar R$ 12 mil para viabilizar esses espaços de diálogo e apoio, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para todas as participantes.

Leia mais: App PenhaS: Rota para milhares de pontos de atendimento à vítima de violência doméstica

Acolher e ajudar

As rodas de Vivências e Acolhimento também serão uma oportunidade de promover o PenhaS, aplicativo criado em 2019 para informar, acolher e ajudar mulheres em situação de violência. Aos cinco anos de existência, o PenhaS inaugura, no dia 8 de março, uma nova ferramenta: o Manual de Fuga. A nova funcionalidade irá auxiliar mulheres a construir um plano de saída do ambiente de violência. 

O Manual de Fuga é uma ferramenta automatizada, capaz de gerar orientações personalizadas, a partir do contexto apresentado por cada mulher. O conteúdo está dividido em cinco tópicos – Itens básicos; Segurança pessoal; Bens e renda; crianças, adolescentes e dependentes; e passos para fuga (+transporte). 

Além dos 6 postais homenageando essas mulheres, que serão enviados apenas para quem doar para nossa campanha no mês de março, também estarão disponíveis lenços verdes, símbolo da luta pelo direito ao aborto em toda a América, feito com carinho pela equipe d’AzMina

* As opiniões aqui expressas são da autora ou do autor e não necessariamente refletem as da Revista AzMina. Nosso objetivo é estimular o debate sobre as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Faça parte dessa luta agora

Tudo que AzMina faz é gratuito e acessível para mulheres e meninas que precisam do jornalismo que luta pelos nossos direitos. Se você leu ou assistiu essa reportagem hoje, é porque nossa equipe trabalhou por semanas para produzir um conteúdo que você não vai encontrar em nenhum outro veículo, como a gente faz. Para continuar, AzMina precisa da sua doação.   

APOIE HOJE