Foi no show do Lulu Santos que me dei conta de uma mudança de comportamento importante que tive ao longo dos anos. Minha música preferida dele, desde a adolescência, é Apenas Mais Uma de Amor, sobre as vantagens de não se declarar quando nos apaixonamos por alguém. Afinal, caso não seja correspondida, só a gente lida com isso e não corre o risco da vergonha da rejeição.
Cantando de olhos fechados que “eu gosto tanto de você que até prefiro esconder”, pensei: nossa, eu não sou mais assim. Que bom! Quanto tempo perdi gostando de alguém em silêncio por meses (ou anos). Agora, nos flertes, sou direta até demais. Prefiro arriscar e beijar na boca ou ser rejeitada logo e abrir espaço para o próximo. Passar por uma pandemia, fazer 40 anos e perder meu pai me ensinaram que vida é agora. Não tenho mais tempo pra deixar amor subentendido.
E isso vale para o amor de amiga. Nessa época do ano, pipocam os amigos-secretos (ou amigo oculto, e outras expressões a depender da região do país). Pois, o convite é pra escancarar todo amor que temos por nossas amigas. Dizer como fazem diferença na nossa vida pode ter um impacto maior do que imaginamos.
Efeitos positivos
Uma pesquisa (Demir e Davidson, 2013) analisou os efeitos dos relacionamentos no bem-estar e mostrou que, para as mulheres, sentir-se importante para uma amiga provoca emoções positivas, algo fundamental em tempos de exaustão e solidão. Curiosamente, o mesmo efeito não é percebido entre os homens.
“Ah, mas as amigas de fé sabem, não preciso falar”. Será? Em eventos que já fiz pela Lúcidas, organização que criei para promover a importância das amizades femininas, sempre proponho que as convidadas, em vez de se apresentarem, apresentem a amiga que veio junto. É um momento que muda tudo: risos, lágrimas, abraços longos entre mulheres que se consideram melhores amigas há décadas ou estão investindo numa relação nova, mas nunca colocaram em palavras a importância que uma tem na vida da outra – o que admiram, o que acham graça, o que as emociona. Tenta fazer uma rodada de apresentações assim e me conta?
Também perdi o medo de me declarar para crushes de amizades: aquelas mulheres que admiro e gostaria de ser mais próxima. Dou o primeiro passo, convido pra um café, digo que quero ser amiga. Nem sempre dá certo. Tá todo mundo sem tempo, não temos essa cultura, e a simpatia pode simplesmente não ser recíproca. Mas, às vezes, é. E algumas das relações mais bonitas que mantenho hoje em dia começaram assim.
Não acho mais bonito isso de ser abstrato, baby. E aí, já falou pra sua amiga o quanto ela é importante pra você hoje?