meme_hnp_azm

E ste é um convite a tod@s para mudar a situação das mulheres a partir da raiz!

A ONU acaba de definir que a não divisão de tarefas domésticas é um dos maiores entraves à equidade de gênero no mundo hoje e pode ser a causa de uma série de outros problemas. Esmagadas pela dupla jornada e o cuidado dos filhos, as mulheres não encontram tempo hábil, ou espaço mental, para entrar na política ou assumir cargos de liderança. Pior: muitas de nós largamos o trabalho e ficamos reféns de relações abusivas. Leia mais sobre o tema em nossa reportagem de capa desta edição.

Em resposta à ação da ONU, nós lançamos o desafio #homemnapia, sugerindo que todo mundo transforme as relações de trabalho dentro de casa, com diplomacia ou greve, o que melhor funcionar para cada uma. A ideia é fazer com que, por uma semana, na sua casa, só os homens façam tarefas domésticas. Temos certeza que, depois de sentir o tamanho da responsabilidade, eles vão pensar duas vezes antes de fazer com que vocês encarem a dupla jornada sozinhas.

Mas como posso participar?

AzM_vaquinha_bullet_1

Faça uma listinha de todas as tarefas que você assume na casa e no cuidado dos filhos,

incluindo até mesmo a menor delas, como sair recolhendo sapatos jogados por aí. Por exemplo: todos os dias cozinho o jantar, busco a filha na escola, lavo a louça, retiro a mesa e ajudo na lição de casa. Uma vez por semana lavo roupas, limpo o banheiro e retiro o lixo.

AzM_vaquinha_bullet_2

Sente com os homens da casa e explique o que é o desafio #homemnapia.

Todos mesmo, até as crianças e os mais velhos, como seus pais ou sogros. Se você mora com outras mulheres, convença-as a participar – isso só funciona se todas entrarem na jogada. Diga que, por uma semana, todas as mulheres da casa não farão absolutamente nada e tudo ficará sob responsabilidade dos homens. 

AzM_vaquinha_bullet_3

Entregue a eles a sua listinha de tarefas

. A regra é a seguinte: tudo tem que ser feito por eles. Não vale administrar a casa com menos cuidados do que você normalmente faz.

AzM_vaquinha_bullet_5

Os homens da casa não toparam, o que fazer?

Greve, como as islandesas. Leia mais aqui. Você tentou a diplomacia, não rolou. Agora é hora de partir para disputas mais ferrenhas.

AzM_vaquinha_bullet_4

Não ceda.

Quando vir algo que precisa ser feito, não ceda à tentação de fazer e, em vez disso, peça que eles façam. A exceção, naturalmente, são os filhos pequenininhos, que podem não entender ou ficar desamparados.

AzM_vaquinha_bullet_6

Ao final da semana faça um balanço e estabeleça metas de mudança de longo prazo.

Converse com eles e veja o que acharam. Apostamos que devem ter percebido o quanto é dura a dupla jornada. Tente redefinir a divisão de tarefas e, depois, conte tudo como foi nas redes sociais usando a hashtag desafio #homemnapia.

Está dada a largada!