Negritude é sinônimo de beleza. Hoje sabemos disso especialmente graças ao movimento “Black is beautiful” (Negro é lindo), que nasceu nos anos 1960 nos Estados Unidos para promover a autoestima dos pretos e resgatar sua estética e sua história – marginalizadas desde a escravidão. Esse movimento nasceu nas ruas e se espalhou como um fogo bom, mudando os paradigmas da moda no globo todo.
Segundo especialistas ouvidos pela Revista AzMina, ele ganhou força e transformou as bases da indústria brasileira principalmente nos últimos cinco anos. Foi então que a incorporação de negros nas campanhas publicitárias ficou mais forte.
Mas será que é só de imagem que vive o negro na moda?
Para mostrar que não, AzMina fez esta série de mini documentários em que alguns dos maiores nomes da área revelam como o racismo ainda se manifesta na indústria – principalmente onde a foto não alcança. Sim, na moda o racismo na moda também é estrutural e sistêmico: ele aparece desde as campanhas até os bastidores dos escritórios e salões de vendas das grandes marcas.
Assista e compartilhe sua opinião: queremos fomentar discussões importantes e necessárias para provocar a mudança que queremos ver na sociedade!
Episódio 1: Mulher, negra e ícone de moda
Episódio 2: O negro onde a foto não mostra
Episódio 3: Quando a moda vai celebrar a negritude?
Bônus: Juliana Luna e Alexandre Herchcovitch conversam sobre apropriação cultural
Nesta conversa aberta, nossa repórter Luna, que é negra e nosso próprio ícone de moda, explica a um dos maiores estilistas do Brasil o que significa apropriação cultural e como alguém que trabalha com criatividade pode inspirar-se em outras culturas sem desrespeitá-las.