logo AzMina

O amor romântico existe para as mulheres negras?

Como o feminismo negro ressignificou a ideia de amor

O amor romântico é uma ficção. Tem muita gente descobrindo, agora, que esse ideal de amor não existe. E pior: aprisiona. Só que essa discussão já existe há muito tempo entre as mulheres negras, e um dos motivos é que elas nunca estiveram representadas nesses filmes românticos e contos de fadas. 

Basta fazer uma busca simples para ver que as ‘’princesas’’ que casavam com os homens dos sonhos eram todas brancas. 

Faz décadas que as mulheres negras largaram mão desse ideal eurocêntrico e ressignificaram o que é amor, que, inclusive, está para além de uma monogamia heteronormativa branca. É isso que a gente discute no “Mas Vocês Veem Gênero em Tudo?” desta semana. 

Para essa conversa, AzMina entrevistou a escritora Fabiane Albuquerque e a doutora em sociologia Cláudia Kathyuscia, que contaram como as mulheres negras fizeram – e fazem – o contraponto ao amor romântico na academia e nos círculos familiares. Assista! 

Aproveite e se inscreva no canal! Tem vídeos novos toda terça-feira e quinta quando dá! Você vai saber mais sobre assuntos como sexo, maternidade, autoestima, saúde e muito mais!   

Somos movidas por uma comunidade forte. Falta você!

AzMina ajudou a revolucionar a cobertura de gênero no jornalismo brasileiro nos últimos 6 anos. Com informação e dados, discutimos temas tabus, fazemos reportagens investigativas e criamos uma comunidade forte de pessoas comprometidas com os direitos das mulheres. Muita coisa mudou nesse meio tempo (feminicídio deixou de ser “crime passional” e “feminista” xingamento), mas as violências contra as mulheres e os retrocessos aos nossos direitos continuam aí.

Nosso trabalho é totalmente independente e gratuito, por isso precisamos do apoio de quem acredita nele. Não importa o valor, faça uma doação hoje e ajude AzMina a continuar produzindo conteúdo feminista que faz a diferença na vida das pessoas. O momento é difícil para o Brasil, mas sem a nossa cobertura, o cenário fica ainda mais tenebroso.

FAÇA PARTE AGORA