Texto de Lara Tôrres, da equipe do Além da Cura
O livro “Outubro Rosa: do muito que há por ser dito”, escrito pela médica, militante e feminista Elcylene Leocádio, fala sobre a experiência que ela teve com a descoberta e tratamento do câncer de mama, contada em um relato diário, por um mês durante o período de tratamento. A obra terá 20% de sua renda doada para a causa do empoderamento de mulheres com câncer de mama através dos projetos Além da Cura e Além do Rosa.
De acordo com Elcylene, ter câncer não é uma punição, um sinal de desleixo com a própria saúde, não é resultado de raiva e o tratamento não é uma guerra. Em entrevista à Folha de São Paulo, Elcyene disse que por muito tempo ela e o câncer eram a mesma coisa e que falar sobre isso foi uma decisão política feminista, destacando que mais do que realizar exames e confiar cegamente neles, é preciso observar a si mesma e conhecer o próprio corpo.
Elcylene passou dez anos fazendo mamografias e a doença só foi detectada quando ela mesma percebeu que o seu mamilo direito estava retraído. Em seu livro, ela busca tratar o assunto de maneira objetiva, limpa, sem reforçar estigmas.
Além da Cura
Histórias como a de Elcylene são contadas pelo projeto Além da Cura, documentário que dá voz, empodera e mostra mulheres com câncer ao redor do mundo e promove ações no mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa. O projeto foi iniciado a partir de uma campanha de financiamento coletivo e hoje busca a ajuda de parceiros para conseguir financiamento para concluir o documentário e seguir tocando o projeto. A ideia da produção é ouvir 200 mulheres de diferentes lugares.
Livro Outubro Rosa: do muito que há por ser dito
68 págs.
Editora: Produções do Tempo,
Preço: R$ 50
Lançamento em Recife: 27/10, às 17h, no Bar Teatro Mamulengo (Praça do Arsenal no Recife Antigo)
Lançamento em São Paulo: 03/11, às 18h30, na Livraria da Vista (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena)
Lançamento em Curitiba: 15/12, às 17h, no Bello Caffé (Rua Comendador Macedo, 371, Centro)