logo AzMina

Crise ambiental é problema de mulher?

Meio ambiente e mulheres: conheça o ecofeminismo

Nós fazemos parte do Trust Project

Meio ambiente foi o assunto da semana e com razão, por isso, vamos falar de ecofeminismo. Segunda foi dia da luta dos povos indígenas e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez piada com a data. O mesmo ministro que foi denunciado por obstruir investigação de madeireiros em crime ambiental e bombou nas redes sociais com o #forasalles.

Além disso, rolou a Cúpula do Clima, onde o presidente Jair Bolsonaro foi pressionado para assumir compromissos para reduzir o desmatamento e também falou várias mentiras.

No vídeo, nossa diretora de redação explica porque não dá para falar em crise ambiental sem falar sobre seu impacto para as mulheres. Claro que a mudança climática e os desastres ambientais afetam todas as pessoas, mas não da mesma forma.

É o que se chama de injustiça climática – em geral os países e grupos mais vulneráveis, que são os menores responsáveis pelos impactos ambientais, são os mais afetados por eles. E é impossível falar em meio ambiente, sem falar em direitos das mulheres e vice-versa. No vídeo, explicar porquê e apresentamos como pensa o Ecofeminismo. Assista!

Veja também: BBB e racismo: um vídeo pra ninguém mais falar que não tem informação

Faça parte dessa luta agora

Tudo que AzMina faz é gratuito e acessível para mulheres e meninas que precisam do jornalismo que luta pelos nossos direitos. Se você leu ou assistiu essa reportagem hoje, é porque nossa equipe trabalhou por semanas para produzir um conteúdo que você não vai encontrar em nenhum outro veículo, como a gente faz. Para continuar, AzMina precisa da sua doação.   

APOIE HOJE