Reconhecida pela audiência por sua experiência em curadoria de conteúdo em newsletters, AzMina está lançando mais uma: Olha o que ela fez! Focada na produção científica de impacto feita por mulheres, a publicação é um espaço de visibilidade para o trabalho de pesquisadoras brasileiras em diferentes áreas do conhecimento, e reúne estudos sobre temas socialmente relevantes, que impactam a vida de todo mundo, não apenas de mulheres.
O projeto foi um dos 80 selecionados – entre centenas de concorrentes – pelo projeto Acelerando Negócios Digitais, iniciativa do International Center for Journalists (ICFJ) e da META, para receberem bolsas de desenvolvimento. A proposta da equipe AzMina era criar um novo espaço de comunicação e informação acessível para responder à invisibilização da ciência produzida por mulheres no país, cuja divulgação se concentra no ambiente técnico e acadêmico.
Se inscreva por aqui.
A primeira edição circula em 08 de novembro de 2023. A partir de dezembro, Olha o que ela fez! chega às caixas de entradas de assinantes na primeira quarta-feira de mês, sempre com um novo tema. A seção Curadoria reúne pesquisas de impacto – artigos, dissertações e teses publicadas em revista com Qualis A1 a B1 -, com resumo, referências e link de acesso. Cada número traz o perfil de uma cientista que seja referência no campo de estudos abordados na edição.
Na Caixa de Ferramentas, há textos vindos de espaços não acadêmicos, livros, relatórios, plataformas, aplicativos, scripts, entre outros instrumentos que possam ser úteis a pesquisadoras de todas as áreas. Além disso, todas as edições trarão uma história em quadrinhos assinada pela artista visual Kath Xapi Puri, que é editora de arte n’AzMina. “Nossa proposta é deslocar o olhar da perspectiva negativa, das dificuldades das mulheres em fazerem ciência, e tratar daquilo que elas já realizaram. E não queremos falar só com quem já chegou lá, mas com todo mundo que se afeta por esse trabalho”, explica a gerente do projeto, Ana Carolina Araújo.
Para a jornalista e consultora Daniela Pinheiro, mentora do projeto, Olha o que ela fez! é uma ferramenta de correção de desigualdade. “Esse projeto ilumina uma faceta da ciência que muitas vezes fica à sombra. As mulheres no Brasil desempenham um papel fundamental na produção de conhecimento e na pesquisa científica, mas suas contribuições muitas vezes passam despercebidas”.