“Fecha essas pernas”, “já pode casar”, “até que você tá bem pra idade”. Frases machistas acompanham uma mulher pela vida toda. Desde o nascimento, ela escuta comentários sobre seu corpo, sua roupa e seu modo de levar a vida. Tudo isso sem pedir, é claro. E quem veio falar disso com a gente foi a Déia Freitas, do podcast Não Inviabilize.
É a Déia quem narra o episódio de estreia do nosso novo programa AzMina dá a Letra para esclarecer para todo mundo sobre frases machistas que a gente não aguenta mais ouvir. Afinal, em pleno 2022 comentar a vida íntima da mulher e julgá-la por isso já não faz mais nenhum sentido, né?
E o pior é que ainda tem gente que acha que é normal falar que uma mulher está brava porque está de TPM.
Esse vídeo é pra lembrar que o machismo e o preconceito começam também nas palavras e no que falamos – e que isso acaba refletindo em tudo que fazemos. Pode parecer engraçado, mas é nos comentários aparentemente inofensivos que a violência contra a mulher começa.
A cada quinze dias teremos um episódio novo, falando de outros temas onde a linguagem já deveria ter evoluído – cada programa com uma narradora especial! Assista! E não se esqueça de se inscrever no nosso canal para saber quando tiver vídeo novo no ar!