O Instituto Mídia Étnica (IME) é uma organização da sociedade civil criado por jovens negros de Salvador, Bahia em 2005. Desde o surgimento, o IME tem trabalhado em prol da diversidade étnica e de gênero na comunicação e na construção de ferramentas próprias que possam contribuir para a superação das desigualdades.