Os debates e as políticas públicas sobre o planejamento urbano são pautados por homens. Isso pode explicar a falta de atendimento às demandas das mulheres sobre as ruas e transportes públicos.
Normas como a do Conselho Participativo Municipal de São Paulo – organismo de representação e consulta da sociedade civil nas subprefeituras -, que determinam a obrigatoriedade de 50% de mulheres participantes, ainda não são aplicadas em grande parte dos aparatos estatais.
Nesta segunda-feira, acontece um evento inédito, organizado pela a WRI Brasil Cidades Sustentáveis, em parceria com Cidade Ativa, Corrida amiga, SampaPé, Pé de Igualdade e ANTP, com a temática da mobilidade urbana sob a perspectiva das mulheres. Todas as discussões serão conduzidas apenas por mulheres atuantes na área.
Pela manhã, na primeira mesa, será elaborado um panorama geral sobre a participação das mulheres na elaboração de políticas públicas de mobilidade urbana. Enquanto, na segunda mesa, especialistas explorarão os recortes de gênero, raça e classe, e suas diferentes demandas. O evento conta com a presença de Patricia Rodrigues, chefe da Assessoria de Participação e Controle Social da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo; Kamilla Gomes, do Conselho Participativo Municipal da Prefeitura de São Paulo; entre muitas outras.
Serviço
Data: 05 de dezembro de 2016
Horário: das 9:00 às 17:30
Local: São Paulo Center (em frente ao Jockey Club), Sala Cidade Jardim
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1088
*Haverá coffee break e almoço no local|