Já percebeu como o mundo do trabalho está cada vez mais exigente?

Hoje em dia é preciso entender tudo de internet, programação e outras competências digitais, empreender e ainda saber ser influencer do próprio trabalho nas redes.

Mas toda essa modernização precisa ser pensada a partir do contexto das mulheres ou será mais uma forma de exclusão e desigualdade.

falta de acesso a novas tecnologias, baixa qualificação profissional, dupla jornada, trabalho doméstico e não tem  rede de apoio.

Atualmente, a maioria das mulheres brasileiras lida com:

“Para mim está sendo difícil. Eu ainda estou meio perdida”

Isabel Ribeiro, 61 anos, artesã, sobre a transição do negócio dela para o digital

A pandemia também levou muitas mulheres a migrarem para o  onde encontraram novos desafios relacionados à manipulação de plataformas online.

empreendedorismo digital,

“Antes eu era professora, agora eu administro a empresa, cuido da parte financeira e do marketing... Tudo isso no ambiente de casa onde surgem as demandas da família”

Ivana Oliveira, 40 anos, sobre como a pandemia afetou o trabalho

Pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME) demonstrou que mais de  não sabem como fazer vendas online ou não têm estrutura empresarial para fazer.

70% das mulheres

Em competências especializadas, como a linguagem de programação, o total de mulheres hábeis não atinge 1,5% da população. E mulheres negras e indígenas não chegam a 2% dos profissionais da tecnologia.

Apesar disso, existem muitas iniciativas querendo mudar essa realidade: Elas empoderam mulheres através da carreira na tecnologia sem reproduzir estereótipos de gênero!

Programaria Preta Lab Reprograma

___________________

___________________