Como manter a saúde mental em meio a tanto tempo online e redes sociais?

coreografia, receita de bolo, fake news, mundo tá acabando, um pouco de skincare e foto de gatinhos.

Eu e você já pegamos o celular só para ver as horas e acabamos engolidas pelo looping de:

E lá se foi uma hora  que a gente nem  levantou do sofá,  mas está exausta,  ansiosa e levemente deprimida.

Beka Moreno

Youtuber

Então, para recuperar o bem estar, a solução é cancelar tudo? Um dos criadores da realidade virtual, o cientista de computação, Jaron Lanier, diz que sim. Mas a psiquiatra Telma Pantano discorda.

Telma Pantano

Pós-doutora em psiquiatria

Colocar mais consciência e intenção no nosso comportamento online é um caminho para não se deixar dominar pela internet. E reconhecer o que tem mais potencial de nos prejudicar também é importante.

Se as redes sociais podem viciar mais do que cigarro e bebida, não é fazendo um detox que se resolve o problema. Mas esse pode ser o primeiro passo para estabelecer uma vida digital mais equilibrada.

Nos Estados Unidos já tem projeto de lei cobrando as empresas de tecnologia para terem mais cuidado com a nossa saúde mental.   No Brasil, o debate ainda é bem raso.

Então já que estamos longe de achar uma solução coletiva para esse problema. Até lá, é fundamental focar no que funciona para gente individualmente

Vale também prestar atenção em como a gente usa as redes sociais. Porque se há um excesso, a gente também faz parte dele.