Retrocesso para o movimento feminista?

Caso

Johnny Depp

Amber Heard

X

Ameaças de morte, memes, xingamentos, distorção de falas; Amber Heard encarou a fúria da internet desde o primeiro dia em que pisou no tribunal da Virgínia.

Na disputa por difamação contra o ex-marido Johnny Depp, a atriz entrou no tribunal como vítima de violência doméstica, mas rapidamente se tornou vilã.

Entre abril e maio deste ano, Jhonny Depp e Amber Heard protagonizaram uma disputa nos tribunais que pôde ser  acompanhada ao vivo pelo mundo inteiro.

A briga começou em 2017, quando Amber, ex-esposa de Deep, escreveu um artigo revelando ter sido vítima de violência doméstica. Na época, eles já estavam separados e ela não citou o nome do ator.

O artigo repercutiu e a mídia chamou Johnny Deep de “espancador de esposas”. Em resposta, ele processou tanto o jornal, quanto Amber, dizendo que teve a carreira e a reputação abaladas.

Ela revidou, processando ele também. Nessa disputa os dois acabaram condenados por difamação. Mas a diferença nos valores que um deveria pagar ao outro deixou claro que o ator saiu vitorioso.

Antes mesmo da decisão do júri, a atriz já tinha sido condenada e punida aos olhos do público. E a pergunta que fica é: qual o tamanho desse impacto na luta das mulheres?

Amber Heard foi intensamente criticada por supostamente não se "parecer com uma vítima". Mas quem decide como uma vítima se parece?

“Nem todas as vítimas reagem da mesma maneira e têm o mesmo comportamento, a fisiologia do trauma acontece porque ele causa diferentes reações em diferentes pessoas”.

Beatriz Accyoli, antropóloga

Além de passar pela avaliação social de ser ou não uma vítima de verdade, para que a violência seja validada a mulher não pode ter errado em nada.

E isso esconde um esforço permanente da sociedade machista de "desmascarar” essa mulher, ou de alguma forma transferir para a vítima a culpa pela a agressão sofrida.

Outra forma de minimizar uma denúncia de violência doméstica, é dizer que o abuso vinha das duas partes. E isso também apareceu nesse caso entre Deep e Amber.

“Ambos podem ter sofrido e causado violência, mas que lugar representa Amber como mulher? Que lugar representa o Johnny como homem? É um lugar de desigualdade de poder”.

Beatriz Accyoli, antropóloga

Os fãs de Deep se mobilizaram nas redes sociais contra Amber, demonstrando não só  apoio a ele, mas fazendo ameaças a ela. Mas essa confiança no agressor também não é exclusividade desse caso.

A reputação do cara poderoso vale muito  e a vida e a memória da mulher valem nada. Com frequência as vítimas são desacreditadas e sofrem outras violências até que sua acusação seja levada adiante.