Você sabe qual é o nome do crime que o golpista do Tinder praticava?Chama estelionato sentimental. É quando alguém entra numa relação romântica para tirar vantagem financeira de outra pessoa.
O crime aumentou 500% em São Paulo em 2020.A maior parte das vítimas é de mulheres, por isso é importante ficar atenta aos sinais.
Sinal 1É um match perfeito demais Se você é apaixonada pela família, ele é o boy que moveu o mundo para cuidar da mãe. Se curte viajar, ele vai fingir que é o dono de uma agência no ramo.
Sinal 2Não é porque tá na rede social que é real“Eles manipulam e montam perfis falsos no facebook, no instagram”, afirma Guido Palomba, psiquiatra forense
Sinal 3É muuuito exagero“Pode ser um exagero numa conversa, um exagero, tipo: ‘eu estava na Bahia’, quando você sabe que não dava nem tempo dele ir e voltar", alerta o psiquiatra forense
Sinal 4Cadê a família?Jantar com seus sogros? Não vai ter. Conhecer a família? Ele vai deixar pra depois. Os golpistas dificilmente apresentam os pais ou outros parentes.
Sinal 5Hora de mostrar a fragilidadeEles falam do problema com o pai, da indiferença da mãe e juram que você é a pessoa mais importante. É assim que eles conquistam a sua empatia e confiança.
Sinal 6Algo acontece e só você pode ajudarO golpe rola depois de um imprevisto, algo que soa quase como um acidente. A resposta tem que ser rápida, assim você nem tem tempo de pensar.
Sinal 7As ameaçasQuando a pessoa diz que não tem mais nada para oferecer, o golpista fica agressivo, fazendo ameaças e chantagens emocionais.
Procure ajuda especializadaO registro do b.o não é suficiente para que o golpista seja investigado. É preciso fazer uma representação com todas as provas. O prazo é de apenas seis meses.