Pensar em futuro é imaginar uma realidade com diversas soluções tecnológicas. Automaticamente pensamos em máquinas, robôs, computadores. Mas será que tecnologia é só isso? E em se tratando do ambiente virtual, as condições sociais são as mesmas para todas as pessoas? Como o machismo e o racismo se manifestam no mundo digital e provocam impactos reais?
No terceiro e último episódio do podcast Futurar, fomos a São Paulo e ao Rio de Janeiro conversar com as pesquisadoras Taís Oliveira e Silvana Bahia sobre os usos e o futuro das tecnologias por mulheres negras.
O podcast Futurar é uma parceria Revista AzMina e Conversa de Portão (Nós, Mulheres da Periferia). A série de três episódios discute como, em meio aos desafios trazidos pela pandemia e àqueles que já existiam, as mulheres negras seguem imaginando e criando futuros possíveis no meio ambiente, economia do cuidado e tecnologia.
No dia 23 de julho (sexta-feira), a série será encerrada com uma reportagem especial com conteúdos extras da apuração.
Esse projeto é parte de Narremos a Utopia, uma iniciativa de Puentes para imaginar um futuro feminista, interseccional e inspirador.