Está no ar o primeiro episódio do podcast Futurar, uma parceria Revista AzMina e Conversa de Portão (Nós, Mulheres da Periferia). A série de três episódios discute como, em meio aos desafios trazidos pela pandemia e àqueles que já existiam, as mulheres negras seguem imaginando e criando futuros possíveis no meio ambiente, economia do cuidado e tecnologia.
Pra entender o futuro da questão ambiental aqui no Brasil, recorremos ao conceito do afrofuturismo e conversamos, no primeiro episódio, com três mulheres que estão à frente do assunto: Donana, griot do primeiro quilombo do Brasil, localizado na Bahia; Marcela Bonfim, idealizadora do projeto @amazonianegra, e Sônia Ara Mirim, das terras indígenas do Jaraguá, em São Paulo. Elas nos mostraram como a preservação dos territórios tradicionais pode ser um caminho para imaginar pretos vivos no futuro.
Os próximos episódios, sobre economia do cuidado e tecnologia, vão ar nas próximas terças-feiras (dias 13 e 20 de julho). A série Futurar será encerrada com uma reportagem especial com conteúdos extras da apuração.
Esse projeto é parte de Narremos a Utopia, uma iniciativa de Puentes para imaginar um futuro feminista, interseccional e inspirador.