logo AzMina

PenhaS: Criando conexões contra a violência

Informar, criar redes de proteção e agir. O enfrentamento à violência contra mulher d’AzMina passa por todos esses passos. Ele começa na conscientização dos nossos direitos e da violência sofrida, passa por formar e nutrir uma rede de apoio que posso ajudar essas mulheres quando elas precisarem e desemboca na ação que dará um basta no relacionamento abusivo.

O aplicativo PenhaS buscou reunir e facilitar todas as fases desse processo. Se informar sobre as delegacias da mulher, conversar de maneira anônima sobre as violências sofridas, produzir provas contra o agressor ou traçar sua rota até pontos de acolhimento e denúncia e tantas outras ações reunidas em uma só plataforma.

Por que baixar o PenhaS?

Muitas mulheres só percebem que são vítimas de violência depois de se informarem sobre a Lei Maria da Penha ou após lerem os relatos de violências sofridas por outras mulheres. Com o app PenhaS, todas podem ter acesso a informação, ao diálogo, apoio e a uma rede de acolhimento. Tudo em um mesmo espaço.

Conhecimento

Informações sobre direitos das mulheres e um feed de notícias com a colaboração de importantes agências de comunicação. 

Caminho para o acolhimento

Mapa das delegacias da mulher de todo o Brasil e serviços de atendimento à mulher que possibilita traçar a rota até o local mais próximo. 

Defesa

Qualquer mulher pode baixar o PenhaS e fazer parte da rede de diálogo para que, pela conversa, possa acolher as vítimas.

Diálogo sigiloso

As mulheres em perigo permanecem anônimas e escolhem com quem conversar.

Botão de pânico

As vítimas podem escolher até cinco pessoas de sua confiança para acioná-las em caso de urgência.

Produção de provas

No momento exato da violência é possível ativar uma gravação de áudio que capta o som ambiente, criando a oportunidade da vítima produzir provas. 

A construção do aplicativo

O PenhaS foi desenvolvido por meio da escuta de especialistas no tema e de mulheres de diferentes idades, raça e classe social que foram ouvidas em rodas de conversa durante todo o processo de elaboração do app.

São Penhas, Marias, Joanas, Luisas, Ritas que já foram vítimas ou que conhecem alguém que passa ou passou por uma situação abusiva e que, como todas nós, querem transformar esta realidade. Você pode ser uma delas e ajudar a mudar os números.

 Faça parte do PenhaS

O aplicativo PenhaS está disponível nas lojas de aplicativo do Google e Apple. Para baixar, basta clicar em uma das opções abaixo.

Baixe o app