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Racismo na passarela:
Como o preconceito
se expressa na moda?

Mulheres negras já estampam capas de revista e passarelas bombadas, mas nossa série de mini documentários mostra que isso ainda está longe de resolver o problema
Coordenação jornalística e de roteiro Nana Queiroz
Reportagem e produção Juliana Luna
Áudio, fotografia e montagem Coletivo Amapoa
    16 de julho de 2018

    Negritude é sinônimo de beleza. Hoje sabemos disso especialmente graças ao movimento “Black is beautiful” (Negro é lindo), que nasceu nos anos 1960 nos Estados Unidos para promover a autoestima dos pretos e resgatar sua estética e sua história – marginalizadas desde a escravidão. Esse movimento nasceu nas ruas e se espalhou como um fogo bom, mudando os paradigmas da moda no globo todo.

    Segundo especialistas ouvidos pela Revista AzMina, ele ganhou força e transformou as bases da indústria brasileira principalmente nos últimos cinco anos. Foi então que a incorporação de negros nas campanhas publicitárias ficou mais forte.

    Mas será que é só de imagem que vive o negro na moda?

    Para mostrar que não, AzMina fez esta série de mini documentários em que alguns dos maiores nomes da área revelam como o racismo ainda se manifesta na indústria – principalmente onde a foto não alcança. Sim, na moda o racismo na moda também é estrutural e sistêmico: ele aparece desde as campanhas até os bastidores dos escritórios e salões de vendas das grandes marcas.

    Assista e compartilhe sua opinião: queremos fomentar discussões importantes e necessárias para provocar a mudança que queremos ver na sociedade!

    *Na foto acima, desfile do LAB na São Paulo Fashion Week de 2016, que foi ovacionado por apostar na diversidade e trazer cantor Emicida pra passarela. Mas será que só de palcos se faz uma moda igualitária? Esta foto sozinha representa a moda que você quer ver? Crédito: Divulgação

    Episódio 1: Mulher, negra e ícone de moda

    Episódio 2: O negro onde a foto não mostra

    Episódio 3: Quando a moda vai celebrar a negritude?

    Bônus: Juliana Luna e Alexandre Herchcovitch conversam sobre apropriação cultural

    Nesta conversa leve e aberta, nossa repórter Luna, que é negra e nosso próprio ícone de moda, explica a um dos maiores estilistas do Brasil o que significa apropriação cultural e como alguém que trabalha com criatividade pode inspirar-se em outras culturas sem desrespeitá-las. 

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