Cada vez mais consumidores têm procurado se informar sobre as fórmulas e riscos dos produtos cosméticos. A Revista AzMina foi investigar e traz alternativas possíveis para quem busca uma vida mais natural e produtos mais artesanais. 

Amanda Greco, fundadora da Planta Eu, que fabrica e dá cursos sobre terapias e cuidados naturais com o corpo, deixou três receitas para as leitoras que querem se aventurar no mundo da cosmética artesanal e natural.

Pomada cicatrizante

10g cera de abelha ou carnaúba
70g óleo de coco
50g óleo de copaíba
2g de cúrcuma seca
10 gotas de óleo essencial de lavanda
5 gotas de óleo essencial de melaleuca
5g de flores secas de calendula

Em um recipiente de vidro, derreta em banho-maria o óleo de coco. Adicione as flores secas de calêndula e deixe em fogo baixo por uma hora. Coe com um voal, aperte bem para sair todo o óleo acumulado nas flores e volte o óleo para a fonte de calor. Adicione a cera e misture até que derreta completamente no óleo. Retire a mistura da fonte de calor, espere esfriar até aproximadamente 40 graus e adicione a cúrcuma, o óleo de copaíba e os óleos essenciais. Envase e use em picadas e machucados leves. Validade de seis meses.

Tônico facial

100ml de água de rosas
60g de arroz
30g de flocos de aveia

Compre uma água de rosas em casas de produtos árabes e lave meio copo de arroz cru com meio copo da água de rosas. Coe e adicione duas colheres de sopa de aveia na água. Deixe de molho na geladeira por uma noite, bata e coe com um voal. Borrife no rosto três vezes ao dia. Dura na geladeira por três dias.

Esfoliante facial

60ml de mel
40g de fubá em flocos
5 gotas de óleo de gerânio

Misture todos os ingredientes e esfolie gentilmente o rosto com a pastinha. Lave com água fria. Pode ser usado duas vezes por semana. Validade de um mês.

A Liara Guinsberg, fundadora da Lila Cosméticos Artesanais, também presenteou vocês com uma receitinha: essa máscara de argila verde, para diminuir a oleosidade e secar a acne.

Máscara de argila

30g de argila verde
Algumas gotas de óleo de rícino (opcional)
3 gotas de óleo essencial de melaleuca

Apenas misture tudo e adicione água até formar uma pasta!

** Você sabia que pode reproduzir tudo que AzMina faz gratuitamente no seu site, desde que dê os créditos? Saiba mais aqui.